domingo, 28 de abril de 2013

Relato da educadora Glecia Sousa a respeito dos alunos do PJU e seus projetos de vida



O desenho é  do aluno Marcos, que é um de nossos alunos  muito esforçado, dedicado e que apesar da sua difilculdade na  escrita e leitura, oralmente é excelente, consegue, através das explicações dadas pelos professores, chegar a resposta correta. Ele deseja muito concluir o Ensino Fundamental, porque seu objetivo é continuar estudando e depois que concluir o Ensino Médio pretende prestar vestibular, porque seu maior sonho é se formar em Direito e ser um advogado. Nas minhas conversas com ele, sempre me pergunta se um dia ele irá conseguir realizar seu desejo e eu sempre o motivo, falando que quanto mais ele persistir no seu objetivo mais ele estará perto de realizá-lo. Pois eu acredito que  é motivando uma pessoa sobre o seu potencial que se faz a educação, temos que motivar nossos alunos a seguir adiante em seus objetivos, mostrando aos mesmos  quais caminhos deverão seguir para quebrarem as barreiras das suas próprias dificuldades. Tenho inclusive, que montar umas atividades de leitura diferenciadas para trabalhar novamente com ele, pois ano passado já havia iniciado este trabalho extra-classe, porém, neste início de ano, devido a tantos acontecimentos e também por ele não estar mais chegando cedo na escola devido ao seu trabalho deixei de dar as aulas de reforço, mas este sempre me cobra por estas aulas, inclusive pediu-me até que, se fosse o caso, iria aos finais de semana à minha casa para que eu o ajudasse. Ainda estou devendo estas aulas, por conta do tempo, está meio difícil, mas pretendo ajudá-lo logo, logo.



 A aluna Daina, que vem se superando a cada unidade formativa, ela é muito esforçada, tem a mesma dificuldade do Marcos na escrita principalmente, mas você acredita que ela está aprendendo regras de concordância pelo celular e até inglês ela tem aprendido desta forma? o sonho dela é dar um futuro melhor às filhas pois casou muito cedo e depois que se separou do marido as filhas ficaram com ele e durante algum tempo ela ficou sem vê-las, mas agora elas já vêm passar uns dias com ela. Ela e o Marcos são dois alunos presentes e apesar de todos os problemas esforçam-se para superar as suas deficiências, ela  também é uma das alunas que encontra-se no reforço e que também disse que viria à minha casa para estudar se fosse o caso. Eles dois são da turma que eu sou PO. E o objetivo que a Kayra colocou do desenho dela é que todos desejam ser bem sucedidos profissionalmente e nos estudos, serem respeitados, amados e  felizes! 




  •  
Por: Educadora Glécia Sousa  Projovem Urbano Marabá

2 comentários:

  1. Parabéns...essa atividade foi ótma pudemos perceber que os sonhos dos nossos alunos são basicamente os msm, pretendem terminar fundamental e médio, ter uma profissão, ou seja estão em busca do tempo perdido estudando para poder ser bem sucedido.

    ResponderExcluir
  2. É verdade! percebemos o quanto é importante este retorno à escola para estes alunos..representa uma nova chance...Deus os abençoem que consigam alcançar seus objetivos e que continuem sonhando..o sonho é vital!! e vcs, educadores e educadoras, são peças chave neste processo..

    ResponderExcluir