domingo, 28 de abril de 2013

Alunos e Alunas do Projovem Urbano e seus sonhos para o futuro



O CAVADOR DO INFINITO
Com a lâmpada do Sonho desce aflito
e sobe aos mundos mais imponderáveis,
vai abafando as queixas implacáveis,
da alma o profundo e soluçado grito.
Ânsias, Desejos, tudo a fogo escrito
sente, em redor, nos astros inefáveis.
Cava nas fundas eras insondáveis
o cavador do trágico Infinito.
E quanto mais pelo Infinito cava
mais o Infinito se transforma em lava
e o cavador se perde nas distâncias...
Alto levanta a lâmpada do Sonho,
e com seu vulto pálido e tristonho
cava os abismos das eternas ânsias!
cruz e sousa



Cruz e Sousa (1861-1898) foi poeta brasileiro. Negro, filho de escravos alforriados, foi criado pelo seu ex-senhor. Casou-se com uma negra, com quem teve quatro filhos que morreram ainda quando crianças por conta da tuberculose, o que o levou a loucura. Faleceu de Tuberculose. Fez parte do Simbolismo, Movimento Literário que teve sua origem na França em 1870.

Alunos e Alunas do Projovem Urbano Marabá

Os professores realizaram uma vivência durante a formação continuada do dia 27/04/13 onde tinham que desenhar um aluno e uma aluna de cada núcleo, escrever sobre as expectativas e sonhos com relação ao futuro destes (as) jovens, ou seja, o que os educadores acreditavam ser estas expectativas e sonhos de seus (suas) educandos (as). Foi uma dinâmica bem bacana pois percebemos como vale muito a pena investir na educação e contribuir para que mais e mais pessoas possam ampliar suas possibilidades de alcançar seus objetivos e planos para o futuro. Este é o sentido do Projovem, acreditar que a inclusão social é possível!

Um comentário:

  1. Essa dinâmica foi muito bacana....fez com que nós professores pudessémos refletir sobre a resposabilidade que temos e a confiança q os alunos depositam em nós.....

    ResponderExcluir