Neste final de semana a equipe do PJU de Marabá realizou mais uma etapa de formação continuada referente À UF IV. Os temas integradores foram mídia e sexualidade, focando em questões relacionadas ao preconceito sexual e também racial. A temática central ficou por conta do assunto referente a homossexualidade, uma vez que, atualmente, nas mídias em geral, o
homossexual vem deixando de ser tratado como elemento caricato e histrião, para
ser finalmente mostrado sem estereótipos, ao mesmo tempo em que se observa o
avanço desta tendência, nota-se a reação de grupos que a execram, sejam
religiosos ou políticos.
Este tema torna-se assim, fundamental para os
debates com relação à utilização das mídias na atualidade, uma vez que se
observa, nas redes sociais em geral, discursos e embates referentes à
sexualidade que despontam para relações interpessoais conflituosas, sobretudo
no que concerne ao homossexualismo como um todo: há, ainda, muita controvérsia
sobre o assunto, alguns se manifestam tolerantes, enquanto uma outra parcela
demonstra completa intolerância. Nos preocupa tal situação, tendo em vista que
nossos jovens alunos encontram-se neste meio, sendo muitas vezes, utilizados
como instrumentos de reprodução de ideologia, sem que tenham, no entanto, o
discernimento ideal ( no sentido de possuírem subsídios e argumentos próprios,
conscientes e consistentes) acerca daquilo que chegam a opinar e que
desconhecem, de fato, os sentidos históricos e sociais envolvidos na questão.
Torna-se necessário o debate em sala de aula sobre
os processos historicamente construídos em que se desembocam hoje as questões
de inclusão em nosso país e no mundo como um todo, para que surjam discussões e
se propicie o debate e a reflexão sobre nossas posturas diante destas temáticas
da atualidade, contribuindo assim, para uma maturidade sob este aspecto por
parte de nosso aluno do Projovem Urbano.
Discutimos também, as várias faces dos meios de
comunicação, procurando um discernimento do que está sendo colocado para o
grande público, ou seja, buscar um olhar mais profundo acerca do que nos é
apresentado.
Dentro desta perspectiva, trouxemos para a formação
com educadores, temas referentes à comunicação e a sexualidade, com os
seguintes objetivos:
- Oferecer subsídios teóricos acerca do
comportamento dos jovens na atualidade, no concerne à sexualidade de uma forma
geral;
- Perceber de que forma a mídia influencia nas
relações interpessoais da juventude como um todo, nesta sociedade
contemporânea;
- Discutir a questão da homofobia, no intuito de
quebrar alguns preconceitos históricos acerca do homossexualismo;
- Ressaltar a necessidade de haver tolerância entre
os indivíduos de uma sociedade sob os mais diversos aspectos: religiosos,
políticos, sexuais, culturais, etc.;
- Refletir criticamente acerca das propagandas
veiculadas na mídia brasileira;
- Refletir criticamente sobre o papel da mulher na
mídia brasileira;
- Discutir sobre a avaliação no PJU;
- Verificar as fichas do POP e PLA;
- Realizar oficinas de literatura negra e
juventude, buscando sempre uma visão mais crítica acerca do preconceito racial,
cultural, étnico, sexual, etc;
- Socializar os trabalhos realizados pelos núcleos
do PJU Marabá.
Em nosso cronograma de trabalho inserimos a apresentação do filme "Orações para Bobby"; vídeos de propagandas censuradas no Brasil que contém conteúdo sexual apelativo e que deprecia a imagem feminina; discutimos as influências da televisão para a sociedade como um todo e a forma como a sexualidade é mostrada nos conteúdos televisivos destinados ao grande público.
Foi dramatizada pelos educadores a situação retratada no texto "A mulher por cima", o qual surgiu a partir de uma oficina realizada no Projovem da Paraíba.
Foi dramatizada pelos educadores a situação retratada no texto "A mulher por cima", o qual surgiu a partir de uma oficina realizada no Projovem da Paraíba.
Realizamos uma breve discussão sobre a literatura afrobrasileira e fizemos uma vivência acerca do que os alunos do projovem anseiam ao fazerem parte do programa, onde os educadores desenharam numa folha de papel a figura de um aluno e uma aluna de cada núcleo e escreveram num papel o que eles acredtavam ser os sonhos e expectativas daquele (a) jovem ali demonstrado. Foi bem interessante pois possibilitou aos educadores refletirem sobre o seu importante papel na construção destes sujeitos com os quais lidam no dia a dia e acabam, de certa forma, tendo uma grande responsabilidade sobre os mesmos, já que têm a função social de ajudá-los neste processo de busca de identidade e elevação de autoestima.
Agradecemos aqui a presença da vereadora Toinha que se dispôs a colaborar com as ações desenvolvidas nos núcleos. Obrigada aos educadores pela participação!
Agradecemos aqui a presença da vereadora Toinha que se dispôs a colaborar com as ações desenvolvidas nos núcleos. Obrigada aos educadores pela participação!
ótima formação....parabéns pela sua dedicação!!!
ResponderExcluirUh Huuuu! enfim um comentário!! vc é a mascote da formação..tão pequenininha que mais parece uma boneca..excelente profissional!! bjosss querida! (ah, gostei da foto do perfil..lindos seus gêmeos!)
ResponderExcluir