sábado, 27 de abril de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA 26 E 27 DE ABRIL DE 2013

Neste final de semana a equipe do PJU de Marabá realizou mais uma etapa de formação continuada referente À UF IV. Os temas integradores foram mídia e sexualidade, focando em questões relacionadas ao preconceito sexual e também racial. A temática central ficou por conta do assunto referente a homossexualidade, uma vez que, atualmente, nas mídias em geral, o homossexual vem deixando de ser tratado como elemento caricato e histrião, para ser finalmente mostrado sem estereótipos, ao mesmo tempo em que se observa o avanço desta tendência, nota-se a reação de grupos que a execram, sejam religiosos ou políticos.
Este tema torna-se assim, fundamental para os debates com relação à utilização das mídias na atualidade, uma vez que se observa, nas redes sociais em geral, discursos e embates referentes à sexualidade que despontam para relações interpessoais conflituosas, sobretudo no que concerne ao homossexualismo como um todo: há, ainda, muita controvérsia sobre o assunto, alguns se manifestam tolerantes, enquanto uma outra parcela demonstra completa intolerância. Nos preocupa tal situação, tendo em vista que nossos jovens alunos encontram-se neste meio, sendo muitas vezes, utilizados como instrumentos de reprodução de ideologia, sem que tenham, no entanto, o discernimento ideal ( no sentido de possuírem subsídios e argumentos próprios, conscientes e consistentes) acerca daquilo que chegam a opinar e que desconhecem, de fato, os sentidos históricos e sociais envolvidos na questão.
Torna-se necessário o debate em sala de aula sobre os processos historicamente construídos em que se desembocam hoje as questões de inclusão em nosso país e no mundo como um todo, para que surjam discussões e se propicie o debate e a reflexão sobre nossas posturas diante destas temáticas da atualidade, contribuindo assim, para uma maturidade sob este aspecto por parte de nosso aluno do Projovem Urbano.
Discutimos também, as várias faces dos meios de comunicação, procurando um discernimento do que está sendo colocado para o grande público, ou seja, buscar um olhar mais profundo acerca do que nos é apresentado.
Dentro desta perspectiva, trouxemos para a formação com educadores, temas referentes à comunicação e a sexualidade, com os seguintes objetivos:
- Oferecer subsídios teóricos acerca do comportamento dos jovens na atualidade, no concerne à sexualidade de uma forma geral;
- Perceber de que forma a mídia influencia nas relações interpessoais da juventude como um todo, nesta sociedade contemporânea;
- Discutir a questão da homofobia, no intuito de quebrar alguns preconceitos históricos acerca do homossexualismo;
- Ressaltar a necessidade de haver tolerância entre os indivíduos de uma sociedade sob os mais diversos aspectos: religiosos, políticos, sexuais, culturais, etc.;
- Refletir criticamente acerca das propagandas veiculadas na mídia brasileira;
- Refletir criticamente sobre o papel da mulher na mídia brasileira;
- Discutir sobre a avaliação no PJU;
- Verificar as fichas do POP e PLA;
- Realizar oficinas de literatura negra e juventude, buscando sempre uma visão mais crítica acerca do preconceito racial, cultural, étnico, sexual, etc;
- Socializar os trabalhos realizados pelos núcleos do PJU Marabá.
Em nosso cronograma de trabalho inserimos a apresentação do filme "Orações para Bobby"; vídeos de propagandas censuradas no Brasil que contém conteúdo sexual apelativo e que deprecia a imagem feminina; discutimos as influências da televisão para a sociedade como um todo e a forma como a sexualidade é mostrada nos conteúdos televisivos destinados ao grande público. 
Foi dramatizada pelos educadores a situação retratada no texto "A mulher por cima", o qual surgiu a partir de uma oficina realizada no Projovem da Paraíba.
Realizamos uma breve discussão sobre a literatura afrobrasileira e fizemos uma vivência acerca do que os alunos do projovem anseiam ao fazerem parte do programa, onde os educadores desenharam numa folha de papel a figura de um aluno e uma aluna de cada núcleo e escreveram num papel o que eles acredtavam ser os sonhos e expectativas daquele (a) jovem ali demonstrado. Foi bem interessante pois possibilitou aos educadores refletirem sobre o seu importante papel na construção destes sujeitos com os quais lidam no dia a dia e acabam, de certa forma, tendo uma grande responsabilidade sobre os mesmos, já que têm a função social de ajudá-los neste processo de busca de identidade e elevação de autoestima.
Agradecemos aqui a presença da vereadora Toinha que se dispôs a colaborar com as ações desenvolvidas nos núcleos. Obrigada aos educadores pela participação!

Recebemos a visita da vereadora Toinha durante a formação
Loide e Sandra (elaborando o plano de trabalho da formação)

2 comentários:

  1. ótima formação....parabéns pela sua dedicação!!!

    ResponderExcluir
  2. Uh Huuuu! enfim um comentário!! vc é a mascote da formação..tão pequenininha que mais parece uma boneca..excelente profissional!! bjosss querida! (ah, gostei da foto do perfil..lindos seus gêmeos!)

    ResponderExcluir