Imagem do filme Como Estrelas Na Terra |
Cena do filme Crash, no limte |
Unidade Formativa IV: Juventude e
Comunicação
Informação e comunicação na
sociedade contemporânea e as práticas dos jovens. Reposicionamento diante das
dinâmicas de inclusão e exclusão no acesso à informação e à comunicação.
APRESENTAÇÃO
A Unidade Formativa IV sugere o trabalho integrado
com foco na informação e comunicação, desenvolvendo, para tanto, dinâmicas que
possibilitem a inclusão do aluno do PJU no seio da sociedade contemporânea de
maneira produtiva e crítica. O currículo do Projovem Urbano traz em suas
dimensões “Sujeito e Conhecimento”, “Sujeito e Trabalho” e “Sujeito e
Sociedade” todo um contexto socioeducacional e qualificação profissional básica
que proporciona ao jovem que este exerça, efetivamente, a cidadania.
Desse modo, pensamos que seja extremamente
importante aos jovens fazerem e discutirem a comunicação, uma vez que percebemos
a importância e a mudança de percepção de mundo quando eles deixam de ser
apenas consumidores e passam a ser produtores de comunicação. No momento em que
a sociedade brasileira começa a discutir políticas de juventude e identificar
sujeitos juvenis, fazer comunicação é uma possibilidade de os jovens trazerem
para a cena pública seus conteúdos, olhares e questões. Um dos fatores que
contribuiu para o tema entrar na pauta desta formação continuada foi o fato de
percebermos a importância de “estar do outro lado” da comunicação de massa, ou
seja, do lado de quem produz esta comunicação.
Colocamos também, como pauta desta Formação
Continuada com Educadores do PJU Marabá, temas relacionados à educação
inclusiva, já que percebemos um interesse por parte da equipe docente com
relação a assuntos mais complexos subjacentes à área psicopedagógica, tais
como: Transtorno Hipercinético, Dislexia, etc. Apresentamos
questionários de anamnese voltados para uma análise preliminar realizada por
educadores sobre os alunos que apresentam comportamentos atípicos dos demais,
bem como, estratégias simples de intervenções que podem ser realizadas em sala
de aula sem alterar a rotina do trabalho pedagógico desenvolvido pela equipe
docente.
Torna-se relevante ainda apresentar o resumo do
trabalho de Howard Gardner, americano que desenvolveu a teoria das
inteligências múltiplas, para a compreensão de que todos os indivíduos possuem
suas próprias especificidades, gostos, interesses, afinidades, enfim, trata-se
do respeito à diversidade como um todo, aliás, falando em diversidade,
abordamos a questão da violência na sociedade moderna, com todas as suas
nuances, ou seja, falamos de uma violência estrutural, muito bem discutida no
livro “A sociedade da insegurança e a violência na escola”, de Flávia
Schilling, reforçamos sua análise com a apresentação do filme Crash, no limite.
Dentre as dimensões do currículo do PJU expostas
aqui, ressaltamos que contemplam-se nos diferentes recursos de materiais textuais
e audiovisuais utilizados durante a formação continuada com educadores, como
por exemplo: apresentação de filme (Crash, no limite), textos de revistas, artigos,
capítulos de livro, etc.
OBJETIVOS
- Promover o senso de criticidade por parte do
educador e do educando acerca da situação de insegurança vivenciada na
atualidade nos países capitalistas como um todo, ampliando para tanto, o olhar
sobre a violência, tirando o foco da criminalidade e despertando para outros
canais sociais que desencadeiam esta violência estrutural;
- Possibilitar ao educador o manuseio com
ferramentas utilizadas na psicopedagogia para avaliação preliminar de possíveis
transtornos de aprendizagem que dificultam o trabalho pedagógico com o aluno;
- Conhecer metodologias de trabalho pedagógico para
alunos com déficit de aprendizagem acentuado;
- Conhecer as principais características de
indivíduos que apresentam o TDAH e a Dislexia;
- Conhecer o trabalho de Howard Gardner e sua teoria
das inteligências múltiplas;
- Refletir sobre a era digital e a aprendizagem
colaborativa, dialogando com os 4 pilares da educação proposto por Jacques Dellors;
- Conhecer uma proposta de trabalho de uma
professora de Portugal que realizou um trabalho de pesquisa e produção de vídeo
com seus alunos; (proposta parta PLA).
METODOLOGIA
Explanação teórica a partir do livro “A sociedade da
insegurança e a violência na escola” de Flávia Schilling; entrega de capítulos
do livro (3 a 4 páginas) para os educadores discutirem e socializarem
(capítulos do mesmo livro, foram selecionados três).
Apresentação do filme Crash, no limite. Análise do
mesmo e relação do tema com o livro discutido.
Avaliação psicopedagógica, com base na obra da
Professora Ilma Mendes. (www.chafic.com.br).
Fichas de anamnese. Discussão e socialização de possíveis alunos que possam
apresentar algum tipo de transtorno que o impeçam de avançar nos estudos.
Apresentação em Power point da teoria de Howard
Gardner.
Apresentação em Power point dos quatro pilares da
educação de Jacques Dellors.
Leitura de texto “Lidar com dislexia”, de Vicente
Martins.
Apresentação de vídeo do programa Fantástico sobre
dislexia.
Apresentação de vídeo sobre TDAH (fantástico);
Apresentação do filme “Como estrelas na Terra”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário