segunda-feira, 25 de março de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA - UF IV - 22 E 23/03/2013



Imagem do filme Como Estrelas Na Terra


Cena do filme Crash, no limte

Unidade Formativa IV: Juventude e Comunicação
Informação e comunicação na sociedade contemporânea e as práticas dos jovens. Reposicionamento diante das dinâmicas de inclusão e exclusão no acesso à informação e à comunicação.
APRESENTAÇÃO
A Unidade Formativa IV sugere o trabalho integrado com foco na informação e comunicação, desenvolvendo, para tanto, dinâmicas que possibilitem a inclusão do aluno do PJU no seio da sociedade contemporânea de maneira produtiva e crítica. O currículo do Projovem Urbano traz em suas dimensões “Sujeito e Conhecimento”, “Sujeito e Trabalho” e “Sujeito e Sociedade” todo um contexto socioeducacional e qualificação profissional básica que proporciona ao jovem que este exerça, efetivamente, a cidadania.

Desse modo, pensamos que seja extremamente importante aos jovens fazerem e discutirem a comunicação, uma vez que percebemos a importância e a mudança de percepção de mundo quando eles deixam de ser apenas consumidores e passam a ser produtores de comunicação. No momento em que a sociedade brasileira começa a discutir políticas de juventude e identificar sujeitos juvenis, fazer comunicação é uma possibilidade de os jovens trazerem para a cena pública seus conteúdos, olhares e questões. Um dos fatores que contribuiu para o tema entrar na pauta desta formação continuada foi o fato de percebermos a importância de “estar do outro lado” da comunicação de massa, ou seja, do lado de quem produz esta comunicação.
 Colocamos também, como pauta desta Formação Continuada com Educadores do PJU Marabá, temas relacionados à educação inclusiva, já que percebemos um interesse por parte da equipe docente com relação a assuntos mais complexos subjacentes à área psicopedagógica, tais como: Transtorno Hipercinético, Dislexia, etc. Apresentamos questionários de anamnese voltados para uma análise preliminar realizada por educadores sobre os alunos que apresentam comportamentos atípicos dos demais, bem como, estratégias simples de intervenções que podem ser realizadas em sala de aula sem alterar a rotina do trabalho pedagógico desenvolvido pela equipe docente.
Torna-se relevante ainda apresentar o resumo do trabalho de Howard Gardner, americano que desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, para a compreensão de que todos os indivíduos possuem suas próprias especificidades, gostos, interesses, afinidades, enfim, trata-se do respeito à diversidade como um todo, aliás, falando em diversidade, abordamos a questão da violência na sociedade moderna, com todas as suas nuances, ou seja, falamos de uma violência estrutural, muito bem discutida no livro “A sociedade da insegurança e a violência na escola”, de Flávia Schilling, reforçamos sua análise com a apresentação do filme Crash, no limite.
Dentre as dimensões do currículo do PJU expostas aqui, ressaltamos que contemplam-se nos diferentes recursos de materiais textuais e audiovisuais utilizados durante a formação continuada com educadores, como por exemplo: apresentação de filme (Crash, no limite), textos de revistas, artigos, capítulos de livro, etc.

OBJETIVOS
- Promover o senso de criticidade por parte do educador e do educando acerca da situação de insegurança vivenciada na atualidade nos países capitalistas como um todo, ampliando para tanto, o olhar sobre a violência, tirando o foco da criminalidade e despertando para outros canais sociais que desencadeiam esta violência estrutural;
- Possibilitar ao educador o manuseio com ferramentas utilizadas na psicopedagogia para avaliação preliminar de possíveis transtornos de aprendizagem que dificultam o trabalho pedagógico com o aluno;
- Conhecer metodologias de trabalho pedagógico para alunos com déficit de aprendizagem acentuado;
- Conhecer as principais características de indivíduos que apresentam o TDAH e a Dislexia;
- Conhecer o trabalho de Howard Gardner e sua teoria das inteligências múltiplas;
- Refletir sobre a era digital e a aprendizagem colaborativa, dialogando com os 4 pilares da educação proposto por Jacques Dellors;
- Conhecer uma proposta de trabalho de uma professora de Portugal que realizou um trabalho de pesquisa e produção de vídeo com seus alunos; (proposta parta PLA).

METODOLOGIA
Explanação teórica a partir do livro “A sociedade da insegurança e a violência na escola” de Flávia Schilling; entrega de capítulos do livro (3 a 4 páginas) para os educadores discutirem e socializarem (capítulos do mesmo livro, foram selecionados três).
Apresentação do filme Crash, no limite. Análise do mesmo e relação do tema com o livro discutido.
Avaliação psicopedagógica, com base na obra da Professora Ilma Mendes. (www.chafic.com.br). Fichas de anamnese. Discussão e socialização de possíveis alunos que possam apresentar algum tipo de transtorno que o impeçam de avançar nos estudos.
Apresentação em Power point da teoria de Howard Gardner.
Apresentação em Power point dos quatro pilares da educação de Jacques Dellors.
Leitura de texto “Lidar com dislexia”, de Vicente Martins.
Apresentação de vídeo do programa Fantástico sobre dislexia.
Apresentação de vídeo sobre TDAH (fantástico);
Apresentação do filme “Como estrelas na Terra”.
 

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