domingo, 24 de fevereiro de 2013

Filme Babel discutido durante formação continuada PJU Marabá


Realizamos durante a formação continuada com educadores do Projovem Urbano Marabá uma reflexão sobre o filme Babel (2007) a partir do pensamento sistêmico, em que os diversos níveis da existência humana estão interconectados. Assistimos o filme previamente à formação, o que facilitou a discussão dos educadores sobre a temática: globalização. Vimos que as circunstâncias apresentadas no filme são analisadas a partir do ponto de vista cultural, político, econômico, familiar, comunicacional e religioso. Tendo como referência os pressupostos do pensamento sistêmico – instabilidade, intersubjetividade e complexidade – detectamos que o roteiro do filme contempla tais pressupostos, já que percebe-se que cada história relatada  conecta-se com as demais, a partir de uma lógica complexa, revelando a transversalidade dos fenômenos e nas situações mais particulares. Constata-se que o ser humano independentemente das suas distâncias geográficas, econômicas, étnicas e sócio-culturais experimenta, ao longo de suas vidas, situações e sentimentos comuns, refletindo aquilo que é próprio da existência humana. O conteúdo de Babel (2007) nos propõe também a inadequação do pensamento linear acerca dos fenômenos humanos, sinalizando uma necessidade real de observar e reconhecer o mundo sistemicamente.
Vale ressaltar aqui que juntamente com esta metodologia de análise do filme, trabalhamos ainda com textos e vídeos, bem como, apresentações em power point, sobre o tema integrador da Unidade Formativa IV: Juventude e Comunicação. Precisamos, desse modo, resgatar a história, ou melhor, todo o contexto histórico em que se deu e se dá o processo de globalização a nível planetário. Utilizamos a obra de Milton Santos "Por uma outra globalização", o vídeo de mesmo nome e o vídeo "A história das coisas". Diversos outros assuntos foram tratados ainda, sobretudo, a questão do letramento: "Como o cérebro funciona no processo de aquisição da leitura e escrita?"; "Práticas de leitura numa escola de assentamento" e "A comunicação curta é a mais forte".
Agradecemos aos educadores e coordenadores pela participação,  interação e valiosas contribuições.
Estaremos juntos neste processo de ensino, aprendizagem e inclusão social de nossos alunos.
Imagem do deserto do México - um dos locais retratados em Babel
Tokio - também retratada em Babel
Marrocos - onde desencadeia o enredo de Babel


San Diego - EUA - um dos quatro locais onde se desenrola o enredo de Babel

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