domingo, 6 de janeiro de 2013

Estudos Complementares em pauta na formação continuada


A Formação Continuada com Educadores do PJU Marabá (21/12/12 e 05/01/13) foi bastante intensa, com muitos tópicos pertinentes ao tema integrador Juventude e Trabalho, bem como, com abordagens relativas as ferramentas utilizadas no programa como um todo.
De acordo com as diretrizes pedagógicas para registro da avaliação das unidades formativas, estudos complementares e certificação do aluno no projovem urbano, apresentamos aos educadores as propostas a serem adotadas no ato de registro das provas dos alunos do PJU, provas estas que são organizadas pelos docentes e equipe pedagógica de cada localidade a partir do banco de questões disponibilizado no SIMEC-módulo projovem urbano, aplicadas e corrigidas pelos educadores, devendo assim, obrigatoriamente, ter os respectivos resultados registrados nos diário de pontuação das provas de cada UF (seis); diário de resultado de avaliação do 1 ciclo (UF I e II); diário de resultado da avaliação no 2º ciclo (UF III e IV) e no diário de resultado da avaliação do 3º ciclo (UF V e VI).
Propomos, desse modo, um estudo aprofundado das ferramentas pedagógicas utilizadas para registro das provas, utilizando ainda o CRA e o PLA como subsídio para tal metodologia.
Devido, ainda, estarmos trabalhando a UF III, cujo tema integrador apresenta-se como Juventude e Trabalho, ampliamos o assunto pertinente à referida unidade, trazendo aos educadores instrumentos pedagógicos que reforçarão seu universo de estudo: documentários, entrevistas, vídeos e textos enfocando o mundo do trabalho como um todo, numa perspectiva sociológica, histórico-crítica e também psicológica (quando abordamos a problemática do “significado” do trabalho para as pessoas de uma forma geral.

Objetivos
- Dirimir todas as dúvidas pertinentes à avaliação, acompanhamento e registro do aprendizado dos alunos do PJU Marabá;
- Apresentar alguns pontos que mostram uma certa “roupagem” nova no PJU atual com relação ao anterior e discutir sobre estas mudanças, ponto a ponto;
- Ampliar os olhares acerca dos elementos que compõem o mundo do trabalho;
- Discutir acerca dos estudos complementares: importância do trabalho em equipe; importância do sucesso das oficinas propostas;
- Escolher/selecionar as oficinas a serem trabalhadas nos estudos complementares;
- Discutir sobre o relevante papel da qualificação profissional para o PJU;
- Relembrar ações propostas no calendário 2013, bem como, toda a programação.

Consideramos ter alcançado êxito nas metas estabelecidas para esta formação, pois a participação dos educadores foi bem significativa, os mesmos interagiram e expuseram suas expectativas para o ano que se inicia agora. Desejamos Boa Sorte a Todos!

Equipe de educadores e coordenadora pedagógica durante a formação 05/01/13








Equipe de educadores discutindo texto durante a formação 05/01/13
Participação especial do bebê da Luciana na formação

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