A Formação Continuada com Educadores do PJU Marabá (21/12/12 e 05/01/13) foi bastante intensa, com muitos tópicos pertinentes ao tema integrador Juventude e Trabalho, bem como, com abordagens relativas as ferramentas utilizadas no programa como um todo.
De acordo com as
diretrizes pedagógicas para registro da avaliação das unidades formativas,
estudos complementares e certificação do aluno no projovem urbano, apresentamos
aos educadores as propostas a serem adotadas no ato de registro das provas dos
alunos do PJU, provas estas que são organizadas pelos docentes e equipe
pedagógica de cada localidade a partir do banco de questões disponibilizado no
SIMEC-módulo projovem urbano, aplicadas e corrigidas pelos educadores, devendo
assim, obrigatoriamente, ter os respectivos resultados registrados nos diário
de pontuação das provas de cada UF (seis); diário de resultado de avaliação do
1 ciclo (UF I e II); diário de resultado da avaliação no 2º ciclo (UF III e IV)
e no diário de resultado da avaliação do 3º ciclo (UF V e VI).
Propomos, desse
modo, um estudo aprofundado das ferramentas pedagógicas utilizadas para
registro das provas, utilizando ainda o CRA e o PLA como subsídio para tal
metodologia.
Devido, ainda,
estarmos trabalhando a UF III, cujo tema integrador apresenta-se como Juventude
e Trabalho, ampliamos o assunto pertinente à referida unidade, trazendo aos
educadores instrumentos pedagógicos que reforçarão seu universo de estudo:
documentários, entrevistas, vídeos e textos enfocando o mundo do trabalho como
um todo, numa perspectiva sociológica, histórico-crítica e também psicológica
(quando abordamos a problemática do “significado” do trabalho para as pessoas
de uma forma geral.
Objetivos
- Dirimir todas
as dúvidas pertinentes à avaliação, acompanhamento e registro do aprendizado
dos alunos do PJU Marabá;
- Apresentar
alguns pontos que mostram uma certa “roupagem” nova no PJU atual com relação ao
anterior e discutir sobre estas mudanças, ponto a ponto;
- Ampliar os
olhares acerca dos elementos que compõem o mundo do trabalho;
- Discutir
acerca dos estudos complementares: importância do trabalho em equipe;
importância do sucesso das oficinas propostas;
-
Escolher/selecionar as oficinas a serem trabalhadas nos estudos complementares;
- Discutir sobre
o relevante papel da qualificação profissional para o PJU;
- Relembrar
ações propostas no calendário 2013, bem como, toda a programação.
Consideramos ter alcançado êxito nas metas estabelecidas para esta formação, pois a participação dos educadores foi bem significativa, os mesmos interagiram e expuseram suas expectativas para o ano que se inicia agora. Desejamos Boa Sorte a Todos!
Equipe de educadores e coordenadora pedagógica durante a formação 05/01/13 |
Equipe de educadores discutindo texto durante a formação 05/01/13 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário