terça-feira, 30 de outubro de 2012

Últimas notícias da revista carta na escola - edição out/2012



Dentre as reportagens da revista do mês de outubro Carta na Escola, algumas nos chamaram mais a atenção, como a matéria de capa sobre o derretimento do gelo polar e suas consequências para o mundo como um todo e também a questão da inclusão por cotas, que após lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff para reservar metade das vagas nas universidades federais e nas escolas técnicas aos estudantes que frequentaram todo o Ensino Médio na Rede Pública, determina agora que as cotas priorizem estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas de forma proporcional à presença dessas populações nos estados, com essa medida, o número de ingressantes negros no país deve aumentar em seis vezes. Grande conquista!
Quanto ao tempo quente no Ártico, ficamos preocupados, cada vez mais, com o futuro de nosso Planeta Terra, a área coberta por gelo no ano de 1979 era de 7 milhões de Km², hoje, soma apenas 4,1 milhões de Km², o menor tamanho já visto desde que a mesma começou a ser monitorada por satélite.
Segundo cientistas, o Ártico pode ficar totalmente livre de gelo no verão a partir de 2050. Conforme entendemos com a matéria de Antonio Luiz M. C.Costa, o processo se realimenta e agrava o aquecimento regional e global, pois enquanto o gelo reflete 80% da luz do sol, o mar escuro reflete somente 10%, permitindo maior absorção da luz e ainda mais degelo.
A situação é realmente crítica para nós todos que habitamos esse planeta, sabemos que atitudes concretas de mudança de comportamento quanto ao uso dos recursos naturais se torna premente. Atualmente os países que mais produzem gases-estufa por queima de combustíveis fósseis são a China (29% total  mundial), EUA (16%), União Européia (11%), Índia (6%), Rússia (5%) e Japão (4%). Há pesquisas que apontam para a urgência em se reduzir substancialmente essas emissões de gases e que há tecnologia disponível para tanto, ou seja, há como se tentar reverter este quadro de aquecimento, basta mudar, a questão é que ninguém que perder (deixar de lucrar)!

postado por Sandra Brandão (texto adaptado revista Carta na Escola, páginas 28 e 29, edição outubro/12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário