segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DOAÇÃO DE SANGUE: AÇÃO COMUNITÁRIA





PROJETO: DOAR SANGUE COMO ATITUDE CIDADÃ

1.JUSTIFICATIVA
O município de Marabá apresenta um número reduzido de doadores de sangue, evidenciando a dificuldade que o hemocentro tem em atender uma região de grande abrangência e a necessidade do mesmo em captar novos doadores, levando os professores do PROJOVEM URBANO a elaborarem um Plano de Ação de caráter motivador e pedagógico com o intuito de formar novos grupos de doadores de sangue no município. Para alcançar este objetivo, pretende-se realizar oficinas/palestras em parceria com o hemocentro buscando desmitificar  e ressaltar a importância da doação de sangue para os alunos do PJU Marabá.
O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, mas apenas 1,7% da população são doadores, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é 3 a 5% da população ( Ministerio da Saúde, 2007). Acredita-se que este índice seja consequência dos muito mitos e tabus que se perpetuam na sociedade, o desconhecimento  da importância da doação de sangue e a falta de credibilidades nos serviços de saúde publica.
No municipio de  Marabá a realidade não é diferente. Desta forma, o trabalho de conscientização se mostra de suma importancia para a população e, sobretudo, paraos  estudantes do PJU- Marabá.
2. OBJETIVO GERAL
Incentivar os alunos do PJU Marabá fazendo destes agentes multiplicadores de informação, e ainda, contribuir com a banco de sangue do Hemopa, para que o mesmo seja disponibilizado à sociedade  atendendo a demanda necessária do Município.
3. OBJETIVO ESPECÍFICO
·         Doar sangue para salvar vidas;
·         Estimular e despertar o voluntariado, assim como a solidariedade.
·         Propiciar conhecimento, informaçoes a doadores e potenciais doadores;
·         Contribuir aumentando o estoque do banco de sangue;
·         Cumprir com seu papel social;
·         Desenvolver palestras sobre educação sexual: prevenção, DSTs, etc;
·         Distribuir preservativos;
·         Envolver a comunidade vizinha aos núcleos do PJU Marabá para participarem das ações propostas pelos educadores e alunos;
·         Cumprimento da carga horária não presencial dentro da disciplina curricular de Participação Cidadã e Qualificação Profissional.
4. DESENVOLVIMENTO
No primeiro momento será realizada palestra com os próprios professores do núcleo, destinada aos alunos,  onde serão levantadas e esclarecidas questões sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis  (DST).
No segundo momento, em sala de aula, será contextualizada a história da hemoterapia, enfatizando a importância da doação como solidariedade em um encontro com o nosso cotidiano.
Em um terceiro momento, o Hemocentro disponibilizará um profissional para ministrar palestra de informação e sensibilização aos alunos e a comunidade local no próprio auditório da escola. Fazendo dos mesmos, agentes multiplicadores de informação a respeito da importância de ser um DOADOR DE SANGUE.
Na oportunidade, serão colados cartazes na escola e na vizinhança divulgando o desenvolvimento do projeto, afim de que alunos e comunidade em geral participem do evento.

Por fim, será organizado juntamente com o Hemocentro, um cronograma conforme a disponibilidade dos alunos e da comunidade para o atendimento diário dos mesmos na referida instituição para que seja realizada a coleta de sangue.
5. METODOLOGIA
Trata se de uma parceria do Projovem Urbano Marabá, Secretaria Municipal de Saúde, CTA e Hemocentro, com a interação coletiva de professores, alunos e comunidade, com objetivo de aumentar o número de doadores fidelizados através de ações informativas e sensibilizadoras a alunos do PJU e comunidade geral quanto a  doaçao de sangue. Serão avaliadas, no decorrer do projeto: a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades para que os mesmos adquiram aspectos conceituais da prática visualizando a oportunidade de engajamento em ações de participação social cidadã, apresentando proposta de atuação futura. Aos alunos do arco ocupacional, serão creditadas notas de atividades não presencial.
Serão realizadas ações de divulgação orientadas pela equipe de educadores do núcleo, afim de divulgar o desenvolvimento do projeto:
·         Convite na rede social Facebook, onde os alunos utilizarão dessa ferramenta como forma de divulgação do projeto;
·         Elaboração de folder, para serem entregues na comunidade em um passeio realizado por alunos e equipe de educadores pelo bairro;
·         Confecção de cartazes que serão fixados na porta da escola e demais localidades possíveis;
·         Distribuição de preservativos;
·         Divulgação de fotos em rede social (Facebook e blog do Projovem Urbano Marabá) da culminância de cada etapa do projeto.

Este projeto será realizado em quatro momentos durante o decorrer do corrente ano, onde todos estes serão desenvolvidos de acordo com os conteúdos didáticos do programa, dando ênfase a importância da doação de sangue como ato de solidariedade.
6. PARCERIAS
O projeto contará com uma parceria entre Hemocentro de Marabá, Secretaria Municipal de Saúde, CTA, Projovem Urbano e outros.
7. RECURSOS
·         Data show;
·         Notebook;
·         Caixa de som;
·         Microfone;
·         Faixa;
·         Cartazes;
·         Vídeos;
·         Folder;
·         Preservativos e outros.

8. CONSIDERAÇOES FINAIS
Considerando que muitos jovens possuem um desejo marcante de contribuir para sua comunidade, porém não sabem como, o projeto busca estimulá-los a desenvolver seus valores humanos e éticos exercendo na prática sua cidadania por meio da doação de sangue. Porém, os estudantes que não atendam aos critérios estabelecidos pelo Hemopa para doação de sangue, poderão incentivar outra pessoa a respeito da importância deste ato, tornando-se agentes multiplicadores. Dessa forma, pode-se evitar que os bancos de sangue fiquem desabastecidos e evitar a perda de uma vida, por uma questão, teoricamente, tão simples.
9. CRONOGRAMA
DIA/MÊS
AÇÕES
FEVEREIRO
P.O – Palestra, documentário, gráficos...

Aulas didáticas sobre o tema doação de sangue

Folder- divulgação e convite

Facebook e Blog do Projovem Urbano Marabá –divulgação

Faixa- construção

Confecção de cartazes pelos alunos
Em aberto
Palestra com profissional do Hemocentro
Em aberto
Doação de sangue
JUNHO
2ª Parte do Projeto Hemocentro

Folder- divulgação e convite

Facebook  e Blog do Projovem Urbano Marabá–divulgação

Em aberto





10. REFERENCIAS
BRASIL. Ministerio da saude, Caderno de informação: sangue e hemoderivados: rede fisica, produção, gastos publicos com hemoterapia e consumo de hemoderivados/ Ministerio da Saúde. – Braslia: Editora do Ministerio da Saúde, 2007. 148 p.
LEAVELL, B. S.; TROUPH, O. A. Hemologia Clinica. Intramericana, 1979.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Feliz Aniversário à Monalisa!

A equipe do PJU Marabá esteve toda reunida na tarde deste dia 26 de janeiro, durante a formação continuada, para cantar os parabéns à professora Monalisa. Nossos votos de saúde, tranquilidade e harmonia! Felicidades!!!





FEIRA DAS PROFISSOES



Com o início da Formação Técnica Geral pelo Projovem Urbano em seus respectivos núcleos, os educadores do núcleo Pedro Cavalcante localizado na Folha 12, tiveram a atenção e o prazer de apresentar aos alunos, na noite do dia 25/01/13, profissões nas quais eles podem assumir, identificando as características de cada uma delas: agente de portaria, agente comunitário, vigilante, garçon, cobrador de ônibus, vendedor, entre outros. Nesta apresentação foram mostradas características, faixa salarial,  nível de escolaridade exigida em cada profissão.
Aproveitando a oportunidade de reunir todos os alunos em um momento único, apresentamos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo SESC/SENAT. Durante a apresentação foi observado um grande interesse dos estudantes como um todo.
DINÂMICA UTILIZADA
Foi feito uma dinâmica para despertar o poder de comunicação e persuasão dos alunos, fator preponderante para ser um vendedor de sucesso, os alunos foram instruídos a vender: fome, preguiça, cansaço e o medo, que são coisas impossíveis de se vender, mas pra um bom vendedor, tudo se torna possível.
Para finalizar o evento, realizamos a entrega de cestas básicas (conseguidas via arrecadação de alimentos por parte dos alunos em geral) a pessoas carentes da comunidade escolar.

Postado por Allan Araújo da Silva- educador de QP; Vanda Rego (ciências da natureza); Janaina Leite (partcipação cidadã); Ruth Monalisa (matemática); Marinalva Nunes (Ciências Humanas); Janete Silva (Inglês); Raquel Maia (língua portuguesa)


















Formação continuada 25 e 26 de janeiro de 2013



Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os profissionais com mais escolaridade ocupam a maior parte das vagas no mercado de trabalho. Com base em dados coletados em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluise que os trabalhadores com mais de 11 anos de estudo se apropriaram de pelo menos 67 mil vagas antes destinadas a pessoas com menos formação. O levantamento foi divulgado em 2008.
Em junho de 2009, a maior parte da população ocupada (12,2 milhões) tinha pelo menos 11 anos de estudo. Aproximadamente 3,7 milhões de trabalhadores estudaram entre oito e 10 anos; um pouco mais de 4 milhões freqüentaram a sala de aula entre quatro e sete anos; e 866 mil de um a três anos.
Essas informações integram a Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE) e mostram que os empregadores buscam profissionais mais preparados e com conhecimento sólido.
O relatório Trabalho Decente e Juventude, lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em julho de 2009, mostra que uma parcela significativa da juventude brasileira apresenta grandes dificuldades para conseguir uma boa colocação no mercado. Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o documento analisou a situação desse público entre 1992 e 2006 e chegou à conclusão de que a taxa de desemprego entre os jovens é 3,2 vezes maior que a dos adultos.
Para a diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, os avanços na agenda de emprego para a juventude são importantes, mas ainda há muitos desafios a ser superados. “Há uma espécie de ciclo vicioso: o jovem não entra no mercado de trabalho porque não tem experiência, mas para ter experiência ele precisa estar dentro do mercado. Medidas de aprendizagem, por exemplo, são muito importantes para romper essa barreira”, diz ela.
A conclusão do relatório aponta que o crescimento econômico e o investimento na escolarização e na qualificação são fatores essenciais para superar o desemprego entre jovens. Além disso, a pesquisa reforça a necessidade de políticas que integrem formação escolar, capacitação profissional e criação de oportunidades, que é exatamente a proposta do Projovem Urbano.
Desse modo, vimos discutir aspectos voltados para o mundo do trabalho e também a necessidade de se criar propostas de inclusão social através do Plano de Ação Comunitária desenvolvido no município de Marabá (PA) pelos educadores e seus alunos.

Professor Claudio Miguel (coordenador executivo) presente na formação


Professora Gilsevan (coordenadora pedagógica) presente na formação