segunda-feira, 26 de novembro de 2012

LANÇAMENTO DE OBRA LITERÁRIA EM CORDEL - NÚCLEO HELOISA DE SOUSA CASTRO


Poemas escritos em cordel foi o trabalho produzido por alunos do PROJOVEM URBANO lotados na Escola Heloisa de Sousa Castro, sendo o resultado de uma atividade desenvolvida como parte integrante da Unidade Formativa II sob o eixo temático “Juventude e Cidade” apresentada na Exposição da Educação de Jovens e Adultos – EXPOEJA 23/11/2012.
Equipe do Projovem Urbano Marabá 2012 Núcleo Heloisa Sousa Castro:
Corpo Docente: Nelba Braga (inglês); Queila Amorim (matemática); Erilva Belém (ciências humanas); Nara Kátia (ciências naturais); Rogeane Moura (português); Jacirene Lopes (participação cidadã); Héres Lima (qualificação profissional)
Equipe de apoio: Monacássia e Bethânia (acolhimento), Francisca e Naiara (aprovisionamento)

Os poemas criados pelos alunos são resultado de vários debates, sínteses e trabalhos sobre Juventude e Cidade, produzidos em sala de aula em cumprimento ao conteúdo programático.
Aos escritores que se destacaram meu incentivo para que continuem pensando e escrevendo, independente das circunstâncias jamais deixem de lutar pelos seus ideais.
Meus parabéns a todos os professores do núcleo Heloisa de Sousa Castro que se empenharam incondicionalmente em transformar os poemas produzidos pelos alunos em uma obra literária, lançando na Expoeja 2012 o livro “MARABÁ LIDO E ESCRITO EM CORDEL”.

 
Eis uma amostra do que tem de bom no livro lançado pela equipe do núcleo Heloisa:

LUGAR BOM DE MORAR (Cleidimara Felis Ramos - aluna do PJU Marabá)

QUANDO AQUI CHEGUEI EU NADA CONHECIA
MAS COM O PASSAR DO TEMPO CONSTRUÍ MORADIA
AQUI ENCONTREI AMOR E BONDADE
VIM DE VITORIA EM BUSCA DA FELICIDADE

TENHO VONTADE DE NA MINHA CIDADE VOLTAR
MAS POR ENQUANTO É AQUI QUE EU VOU MORAR
AQUI ENCONTREI VERDADEIROS AMIGOS
FAÇO DE TUDO PARA NÃO TER INIMIGOS

APRENDI A GOSTAR DESTA CIDADE
JÁ ESTIVE ENTRE A MENTIRA E A VERDADE
AQUI CONSTRUÍ MINHA VIDA
É MAIS UM ESTADO DA MINHA PÁTRIA QUERIDA

E ASSIM VOU LEVANDO A VIDA SEM TER MEDO DE ERRAR
SE ERRAR EU CONSERTO, O IMPORTANTE É AMAR
MARABÁ ME CONQUISTOU E FICOU NO MEU CORAÇÃO
FOI AQUI QUE CONHECI UMA NOVA PAIXÃO


Postado por Heres Lima de Sousa Santos
Graduado em Pedagogia, Filosofia e Administração – Especialista em Psicopedagogia
Professor de Qualificação Profissional




EXPOEJA 2012

A Feira de Exposição da EJA – Expoeja, é realizada anualmente com todas as escolas públicas municipais de Marabá, onde se enfoca os trabalhos artístico-culturais produzidos pelos alunos, sob a orientação dos professores da rede municipal. O tema deste ano é "ENCONTRO ENTRE LEITURAS E LEITORES" e os alunos do Projovem Urbano de Marabá também se prepararam para mostrar seus projetos.

Vejam só como ficou bonito de se ver..







Visita dos alunos do núcleo Heloisa à Estação de Tratamento de Água


A visitação foi realizada com o intuito de mostrar aos alunos na prática a importância da água tratada e o tratamento recebido antes de chegar à torneira de nossas casas. E também colaborar com a equipe para um melhor desenvolvimento de ensino, já que o assunto relacionado faz parte do Tema Integrador: Saneamento Básico é importante- UFII. 

Sabe-se que com o tratamento da água é possível evitar bastante os números de transmissões de doenças e garantir a saúde da população.A Estação de Tratamento (ETA) é a principal estação que abastece água para o consumo da população marabaense.

A água é uma matéria-prima finita e não renovável que necessita de conservação para assegurar sua qualidade, devemos cuidar e preservar o nosso manancial. 

Jacyrene Lopes (Núcleo: Heloisa de Souza Castro –Participação Cidadã).







segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Comentários dos alunos sobre a leitura dos livros da oficina de leitura.



 


LIVRO: Vidas secas.
AUTOR: Graciliano Ramos

                         Comentário feito pelo aluno Cleiton Conceição, da sala 1, do núcleo de Morada Nova, inserido na escola Dr. Paulo Umbelino Ferreira.
                       O livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos é muito bom. Ele fala de uma família muito pobre que é viajante, que viaja pelo sertão e que passava muita fome, comiam o pão que o diabo amassou. Eles sofriam muito, até que um dia encontraram uma fazenda abandonada e eles se apossaram dela e as coisas começaram a melhorar, mas era por pouco tempo, porque as coisas sempre voltavam ao que era antes. Então eles decidiram plantar coisas, só que não nascia nada.
                      Essa é uma história muito triste, só que eu gostei muito, apesar de que o fim também não foi muito bom, foi mais ou menos, só que é bacana. É uma história baseada em fatos reais.



LIVRO: Diva.
AUTOR: José de Alencar

                         Comentário feito pela aluna Milsileny de Oliveira, da sala 1, do núcleo de Morada Nova, inserido na escola Dr. Paulo Umbelino Ferreira.
                      Este livro é ótimo, conta a história de um médico que cuida de uma menina doente e depois de curada ele se muda para outro país, onde passa muitos anos e depois retorna, se deparando com uma linda mulher,  não sabendo que aquela linda mulher é aquela mesma menina feia que há algum tempo atrás ele tinha cuidado. \quando ele descobre se apaixona por ela, no entanto, ela só o despreza. Bom, se você quer saber o final da história, leia o livro Diva, eu garanto que você não vai se arrepender.



LIVRO: A escrava Isaura
AUTOR: Bernardo Guimarães

   Comentário feito pela aluna Rosilda de Souza Santos, da sala 1, do núcleo de Morada Nova, inserido na escola Dr. Paulo Umbelino Ferreira.
-O livro que eu li foi o Romance A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. Isaura era uma menina escrava e filha de um branco, ex-feitor da fazenda com uma escrava negra. Ela foi criada como filha bastarda, quando o filho do dono da fazenda toma posse a vida de Isaura muda completamente, porque ele sente uma grande paixão pela escrava e quer força-la a satisfazer os seus desejos. Bernardo Guimarães mostra também a liberdade sobre a escravidão. Eu recomendo que leiam este livro porque ele é muito bom.  



 
LIVRO: GUERRA DOS MASCATES
AUTOR: JOSÉ DE ALENCAR

Comentário feito pelo aluno Antonio Gomes Leite, da sala 3, do núcleo de Morada Nova, inserido na escola Dr. Paulo Umbelino Ferreira.
    - O livro que eu li, foi Guerra dos Mascates. E então o que eu entendi foi um grande comentário sobre a Guerra dos Mascates e a história que ele conta, fala sobre uma cidade, também sobre a história de uma menina e de um garoto. E é um livro muito bom para se ler, conta várias histórias sobre guerra e poder, comenta também vários tipos de coisas. Então nesta oficina de leitura, eu comento sobre o que entendi, e para que todos os alunos da minha sala vejam o meu comentário é só dar uma olhada no blog, que com certeza estará lá o meu comentário,  espero que todos leiam e gostem, porque eu achei ótimo! E esse foi o meu comentário. Agradeço a direção da escola Paulo Umbelino, muito obrigado! Assina Antonio Gomes Leite.



 
LIVRO: Sargento Getúlio
AUTOR: João Ubaldo

Comentário feito pela aluna Nilzete M. dos Santos, da sala 2, do núcleo de Morada Nova, inserido na escola Dr. Paulo Umbelino Ferreira.
- eu gostei muito de ler sobre o livro de João Ubaldo, porque me ensinou muita coisa boa. A parte que eu mais gostei foi a do Lampião, porque ele não gostava de levar vexame e reclamava da vida que tinha de cigano, mas ele queria ser doutor mesmo assim. Ele falou que ia se aposentar, o que ele quis dizer que a água estava muito quente, na garrafa, mas ele falou que tava muito boa.  Ele gostava muito de andar com uma colher de prata no embornal e toda comida que ele comia  colocava a colher para saber se estava com veneno, se a colher de prata empretace é porque tinha veneno, ai era morte na certa para o dono da casa. Isso porque o Lampião era muito ruim e ele tinha medo de morrer. Ele era uma pessoa que gostava de matar mulheres, só porque elas tinham partes cheias de cabelos e cortava as cabeças das pessoas, pra deixar a marca no mundo desde o tempo de Adão.


 
LIVRO: Eurico, o presbítero.
AUTOR: Alexandre Herculano
  
  Comentário feito pela aluna Maria Telma Moura Freitas, da sala 1, do núcleo de Morada Nova, inserido na escola Dr. Paulo Umbelino Ferreira.
- O livro que li foi o Eurico, o presbítero. O que eu posso comentar a respeito deste livro é que o presbítero ficava situado no meio de uma povoação e era um edifício humilde, como todos os outros que ainda subsistem alevantados pelos gardas, sobre o solo da Espanha. O Eurico era o pastor da pobre paróquia de Carteia, descendente de uma antiga família Barbara, gardingo na corte de vitiza, depois de ter sido tirado do exercito visigótico.  E se você ler este livro, você vai gostar, eu garanto!