terça-feira, 30 de outubro de 2012

Últimas notícias da revista carta na escola - edição out/2012



Dentre as reportagens da revista do mês de outubro Carta na Escola, algumas nos chamaram mais a atenção, como a matéria de capa sobre o derretimento do gelo polar e suas consequências para o mundo como um todo e também a questão da inclusão por cotas, que após lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff para reservar metade das vagas nas universidades federais e nas escolas técnicas aos estudantes que frequentaram todo o Ensino Médio na Rede Pública, determina agora que as cotas priorizem estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas de forma proporcional à presença dessas populações nos estados, com essa medida, o número de ingressantes negros no país deve aumentar em seis vezes. Grande conquista!
Quanto ao tempo quente no Ártico, ficamos preocupados, cada vez mais, com o futuro de nosso Planeta Terra, a área coberta por gelo no ano de 1979 era de 7 milhões de Km², hoje, soma apenas 4,1 milhões de Km², o menor tamanho já visto desde que a mesma começou a ser monitorada por satélite.
Segundo cientistas, o Ártico pode ficar totalmente livre de gelo no verão a partir de 2050. Conforme entendemos com a matéria de Antonio Luiz M. C.Costa, o processo se realimenta e agrava o aquecimento regional e global, pois enquanto o gelo reflete 80% da luz do sol, o mar escuro reflete somente 10%, permitindo maior absorção da luz e ainda mais degelo.
A situação é realmente crítica para nós todos que habitamos esse planeta, sabemos que atitudes concretas de mudança de comportamento quanto ao uso dos recursos naturais se torna premente. Atualmente os países que mais produzem gases-estufa por queima de combustíveis fósseis são a China (29% total  mundial), EUA (16%), União Européia (11%), Índia (6%), Rússia (5%) e Japão (4%). Há pesquisas que apontam para a urgência em se reduzir substancialmente essas emissões de gases e que há tecnologia disponível para tanto, ou seja, há como se tentar reverter este quadro de aquecimento, basta mudar, a questão é que ninguém que perder (deixar de lucrar)!

postado por Sandra Brandão (texto adaptado revista Carta na Escola, páginas 28 e 29, edição outubro/12)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

IV Formação Continuada - temas: A violência contra o negro e Planejamento Unidade Formativa II

De acordo com o que vimos na formação para educadores em Belém (dias 01 e 02/10/2012), desenvolvemos um plano de trabalho onde enfocamos a questão do preconceito racial no Brasil: trabalhamos música (Negro Rei, Cidade Negra), textos (Caso Maria Cristina; Historia da importação de escravos na Amazônia), vídeo (O xadrez das cores), apresentação do Programa Juventude Viva, etc.

Como adentramos em um tema um pouco polêmico, que é a questão do preconceito, houve discussão, debates, porém, sabemos que faz parte do ser humano este comportamento. O importante é "desvelarmos" alguns conceitos que temos à luz do que nos conta a História como um todo. Valorizar a cultura afrodescendente é fundamental para buscarmos uma sociedade melhor, uma vez que o mundo muda constantemente, valores são mudados, e, sinceramente, esperamos que seja para uma melhor qualidade de vida para todos! Até a próxima...

Obrigada amigos educadores! Abraços!

Sandra Brandão

sábado, 27 de outubro de 2012

OFICINA DE LEITURA - ESCOLA PAULO UMBELINO

A professora Glecia (língua portuguesa) iniciou um trabalho com os alunos do núcleo Paulo Umbelino. Num primeiro momento a professora fez uma exposição dos livros no pátio da escola, reproduziu apenas as capas e as deixou expostas durante uma semana para aguçar a curiosidade dos educandos acerca da história do livro. Em seguida, entregou os livros para que os alunos começassem o processo de leitura. Agora estão numa fase em que terão que realizar um resumo da história para postarem no blog e socializarem com os demais núcleos. A ideia é que ao final do ano letivo os alunos expressem suas visões/olhares sobre o livro, através de dramatizações, danças, poemas, etc.
Os demais núcleos estão se mobilizando para também iniciarem este projeto, o qual terá sua culminância na festa de confraternização de final de ano do PJU Marabá, a ser realizada na biblioteca municipal de Marabá.


UM MUNDO ENCANTADO DE CIDADANIA

A homenagem ao dia da criança do núcleo PJU Heloísa de Souza Castro realizada no dia 11 de outubro de 2012, teve como objetivo dar às crianças, filhos dos alunos e funcionários da escola, a oportunidadede lazer e sociabilidade educativa através de atividades extraclasse, além de promover a autoestima e evidenciar direitos e deveres da criança. Fizemos jogos e brincadeiras, foram distribuídos brinquedos às crianças, lanche coletivo, tivemos apresentação de teatro de fantoche, enfim a diversão foi completa, uma vez que os professores estavam caracterizados de personagens infantis bastante conhecidos pela classe infantil e os pais das crianças tiveram seu espaço e todos entraram na brincadeira.

Postado por Queila do Socorro Amorim











Todo homem tem alma de criança

A escola Pedro Cavalcante, realizou no dia 11 de outubro de 2012 o Projeto "Todo Homem tem alma de criança". O principal objetivo foi proporcionar aos alunos um resgate das brincadeiras, músicas, danças, desenhos que marcaram a infância de cada um, valorizando assim as cantigas de roda, parlendas, quadrinhas. Onde o ambiente de diversão e interação predominou, possibilitando aos alunos um dia de lazer junto com seus filhos no contexto escolar.

Postado por Janaina Araújo e Vanda Rêgo  

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Formação Continuada com o pessoal da FUNDAR - 01/10/2012


Está sendo realizada a formação continuada referente a II Unidade Formativa com a equipe de formadoras da Fundação Darcy Ribeiro - FUNDAR, do Rio de Janeiro: Professoras Marina Bitencourt, Dayse Dudley e Terezinha. A formação está ocorrendo no Belém Soft Hotel. Neste primeiro dia de trabalho pedagógico intenso foi muito rico o conhecimento adquirido: os representantes dos municípios participantes (Cametá, Santarém, Ananindeua, Belém e Marabá) trocaram muitas experiências, cada um falando das metodologias utilizadas nas formações. Isto certamente contribuiu para uma reflexão mais profunda acerca da importância do que é o Projovem Urbano e o que o mesmo representa para o processo de inclusão dos jovens de nossas cidades. A Unidade Formativa II, tem como eixo estruturante Juventude e Cidades, aborda a juventude e as práticas de ocupação do espaço urbano pelos jovens (vivências na cidade globalizada). Reposicionamento diante das dinâmicas urbanas de inclusão e exclusão social.

No período da tarde houve a Oficina cuja temática foi a Violência contra  negro,  ministrada pela pesquisadora Klaudia Santos, do Estado da Bahia, a mesma desenvolveu o trabalho de maneira bem dinâmica e demonstrou grande domínio pelo assunto. Criar mecanismos que minimizem ou que, de fato, coibam a violência contra o afrodescendente, torna-se imprescindível para toda a sociedade brasileira, uma vez que os índices de mortes de negros é alarmante, segundo Klaudia Santos, estes números correspondem a cinco aviões lotados caindo todos os meses, ou seja, é como se estivéssemos vivenciando um extermínio da raça negra de forma gradativa.

A Oficina contou com um momento (dinâmica) onde Klaudia apresentou uma caixa aos participantes, havendo dentro da mesma alguns óculos; convidou a todos a colocar os óculos no rosto, então levou o grupo a refletir obre o "ver e o enxergar", pois é necessário que enxerguemos o preconceito contra o afrodescendente que existe em nosso país para que nos posicionemos de forma consciente e transformadora no enfrentamento desta problemática.

Parabéns a equipe da FUNDAR e à Klaudia Santos por proporcionar a nós formadores um excelente dia de aprendizado!

Postado por Sandra Brandão


Klaudia Santos




Professor Francisco Edson da Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém 

Objetos diversos que lembram a cultura afrodescendente utilizados pela pesquisadora Klaudia durante a Oficina
Abrindo a caixa-surpresa da pesquisadora Klaudia
Formadoras de Ananindeua e Belém










Professor Abel, Professora Marina, Profª. Sandra e Pesquisadora Klaudia